terça-feira, outubro 27, 2009

Augustus Pablo - East of The River Nile (1977)


01. Chant to King Selassie I
02. Natural Way
03. Nature Dub
04. Upfull Living
05. Unfinished Melody
06. Jah Light
07. Memories of the Ghetto
08. Africa (1983)
09. East of the River Nile
10. Sounds From Levi
11. Chapter 2
12. Addis-A-Baba
13. East Africa
14. East of the River Nile
15. Memories of the Ghetto Dub
16. Jah Light Version
17. Islington Rock
18. Meditation Dub


Nascido em St. Andrew, Jamaica, em 1954, Horace Swaby - verdadeiro nome de Pablo - aprendeu a tocar órgão ainda criança, no Kingston College School. Tempos depois, no final dos anos 60, uma amiga de Swaby lhe apresentou a melódica, ou escaleta, instrumento de sopro similar a uma flauta com teclas, e a paixão foi instantânea.

Em meados de 1970, já como Augustus Pablo - nome dado a ele por Chin Ly, a fim de atribuir uma aura misteriosa à figura do artista -, gravou sua primeira canção, "Iggy Iggy", em que usou a escaleta como instrumento base. A partir de então, começou a construir melodias para diversos produtores, e fez de seu estilo algo marcante, tornando-se ele próprio um importante produtor. King Tubby e Augustus Pablo formaram uma grande parceria, e dela surgiu um dos grandes álbuns do dub, " King Tubby meets Rockers Uptown". Heptones, Dillinger, e outros grandes artistas foram produzidos por ele.

A oportunidade dada por Pablo a jovens talentos desconhecidos acabou por mostrar ao mundo nomes como Hugh Mundell, Junior Delgado, Leroy Sibbles, e apesar de sua contribuição ao universo do reggae, o reconhecimento dado à figura de Augustus Pablo não é o ideal, até hoje.

Seus últimos anos de vida foram dedicados à sua loja de discos, e à turnês e lançamentos mais esporádicos, mas não de menor qualidade. Além de sua discografia oficial, existem diversas coletâneas, produções e participações do músico em álbuns de outros artistas.
Pablo morreu em 1999, em decorrência de uma grave doença neuromuscular, a miastenia gravis. Deixou dois filhos: Addis, que também é músico, e Isis.

Nenhum comentário: